quinta-feira, 6 de maio de 2010

A COMPARAÇÃO POSSÍVEL – FHC x LULA

Vendo o comportamento do “Ético-mor” nesses tempos de pré-campanha, e nada indica que será diferença na campanha, parece que foi dada uma situação concreta que é possível fazer a comparação que o pessoal do PT sempre procurou.

Como não existe a possibilidade de comparar o governo tucano-democrático com o governo petista-autoritário, seria querer comparar pêra com abacaxi, o que se pode fazer é comparar a pessoa dos dois presidentes.

Lógico que não podemos querer desqualificar o “Ético-mor” simplesmente pelo fato dele não ter educação formal. Mas nada me impede de desqualificá-lo por não ter formação democrática. Um presidente que tem um mínimo de noção do que seja uma democracia não se comportaria do jeito que o “Ético-mor” está se comportando, usando a máquina administrativa para tentar eleger a candidata que ele escolheu. Isso não é postura de Presidente da República.

Então está colocado um bom elemento de comparação entre as duas pessoas. Basta buscar o noticiário da pré-campanha em 2002 para perceber quais as críticas que FHC recebia. Ninguém o criticou por tomar partido como o Presidente atual vem fazendo de forma descarada. Aliás, quem criticava FHC era o seu partido. Os tucanos reclamavam que o Presidente não manifestava publicamente sua preferência eleitoral. Na época falavam que a posição de FHC era em função de os tucanos estarem rachados, hoje se percebe que era um gesto de um grande democrata, coisa que o “Ético-mor” jamais vai entender.

O “Ético-mor” vai ficar devendo mais esta derrota para o FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário