Reza a boa cartilha da economia que a "mão invisível" se encarregará de controlar o mercado, fazendo com que o entendimento seja perfeito entre aquele que está necessitado de alguma coisa e aquele que está oferecendo alguma coisa. "Não é da bondade do acougueiro que o cliente sempre terá uma carne de qualidade a um preço razoável, mas da consciência de que se ele não oferecer isso não terá lucro". A lei da oferta e da procura se encarregaria de regular os níveis de preço. A despeito de Keynes o governo não precisaria se imiscuir na economia para ela funcionar.
Estas teorias receberam, salvo algumas controvérsias, o nome liberalismo econômico. Depois vieram as esquerdas e apelidaram de neoliberalismo. Com este novo apelido foi satanizada e virou fonte de todos os males causados para a humanidade. Qualquer coisa ruim que aconteceu nos últimos 50 anos foi culpa do neoliberalismo. Atribuiram ao neoliberalismo até a falência do comunismo. A queda do muro de Berlim ao invés de ser a salvação da humanidade, foi um dos males causado pelo neoliberalismo.
O pior estava pra vir. De tanto bater nesta tecla, uma turma da pesada conseguiu assumir o poder no Brasil para atacar de frente o neoliberalismo a fim de resgatar o povo brasileiro deste inferno. Os métodos que esse pessoal usa são tão inescrupulosos que até a mídia que totalmente dominada por eles chega a noticiar. Entretanto a maioria da população não tem a menor idéia do que realmente acontece, tamanha é a pressão econômica que os veículos de comunicação sofre e por subserviência mesmo dos empregados desses veículos. Acho que nem no tempo do DIP de Getúlio Vargas a imprensa acobertava tanto as falcatruas de um governo, como fazem agora. Fico imaginando o que aconteceria se determinado veículo ficasse sem as verbas oficiais de publicidade. Ou se o governo cortasse todos os CDS de Assessor de Imprensa.
Em outro ponto, os nobres parlamentares foram subjados pelo vil metal. Tem gente que acha que depois do mensalão esses nobres deixaram de passar no caixa, mas os fatos desmentem esta crença. O vil metal deixou de falar ostensivamente, mas o caixa continua sibilando. Com isso, quem manda no Congresso deixou decisivamente de ser os congressistas.
Pra completar a desgraça, caiu no colo da turma a nomeação de cinco ministros do STF. Longe de mim querer colocar em dúvida, as decisões da mais alta corte da justiça brasileira. Mas a gratidão é um sentimento muito forte no ser humano. No fundo, ao decidir, qualquer humano toma em conta os benefícios obtidos. Isto é inerente ao ser humano.
Então, colocando tudo isso num caldeirão, o que se tem? Corrupção, direta e indireta, retrocesso e um completo desrespeito por tudo o que as gerações anteriores conquistaram para nosso país. Tenho o péssimo hábito de ler placa de obras públicas. Duas coisas apenas observo nessa leitura. O nome da construtora responsável pela obra e o preço. O preço é um absurdo. Se o cidadão fosse reformar uma casa pelo preço que o poder público paga, jamais conseguiria fazer um puxadinho sequer. Já as empresas responsáveis pelas obras, bem de perto, vira caso de polícia. São empresas do Norte responsáveis por obras no Sul, empresas do Nordeste responsáveis por obras no Norte, empresas do Sudeste responsáveis por obras no Nordeste, ou seja, as obras são colocadas no orçamento já com a empresa que vai executar determinada. Isso é corrupção direta, dentre tantas outras modalidades.
A corrupção indireta chama-se bolsa-família. São milhões de brasileiros corrompidos a prestações mensais para continuar apoiando o pessoal que está no comando. É compra de voto e de consciência aplicada "direto na veia", como já dizia o principal dos quarenta quadrilheiros José Dirceu.
Agora veio a crise, internacional é verdade, e o que será de nosso país? O nível de emprego está caindo, a produção está caindo, o nível de atividade econômica está caindo. Apesar disso, o governo continua dando a esmola e com isso injetando dinheiro no mercado. Mais dinheiro no mercado, menor produção, desemboca em inflação de demanda. Ou seja, além de todos nós termos que pagar esta corrupção que o governo faz a milhões de brasileiros, vamos ser punidos novamente pelo aumento da inflação. Ao invés de o governo investir na redenção do cidadão, através da educação, investe na sua escravidão, através de uma corrupção de consciência e uma interferência irracional na economia.
Não sei o que diria o Adam Smith, mas Luiz Gonzaga e Zé Dantas diria "Esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário