Antes que alguns desavisados pense besteira, quero afirmar que a herança maldita que será deixada pelo pessoal não é na área econômica. Na área econômica o pessoal teve juízo e deu sequência nas diretrizes que foram implementadas por FHC, ainda no governo Itamar Franco. Por isso é provável que não teremos muito a lamentar nesta área. Isso, se eles continuarem a ter juízo. A não ser, é claro, no desequilíbrio das contas externas.
A herança maldita que esse pessoal vai deixar é na esfera da moralidade. Quem leva a questão da moral a sério, sabe o quanto é difícil educar um filho dentro dos princípios ético e moral. Isso é normalmente difícil quando os filhos não são bombardeados diariamente com escândalos e mais escândalos envolvendo pessoas que deveriam dar exemplo. Se já é difícil assim, imagine quando você tenta educar um filho exposto a essa bandalheira que o pessoal promove e acha normal. Só o exemplo do educarodr às vezes se torna insuficiente; Quando os filhos percebem a bandalheira conjugada com impunidade, aí fica quase impossível.
Antes desse pessoal tomar conta do governo, o brasileiro médio estava, muito lentamente, tomando consciência que a ética e a moral ainda valia a pena. Depois que o pessoal entrou esse caminho foi interrompido e o que se viu foi um festival de atos que diariamente passa a mensagem de que não vale a pena ser honesto. Isto sim é campanha subliminar, para usar uma expressão que a petezada colocou na pauta.
De tanto o brasileiro ver os escândalos se sucederem e não acontecer nada com os envolvidos, já chega a achar que o certo é roubar, o certo é levar vantagem em tudo e não vê a hora de aparecer uma boquinha para também aproveitar algum. Afinal, pensa o brasileiro, Zé Dirceu comandou o maior esquema de corrupção que se tem notícia e nem o cargo no partido ele perdeu. O filho do presidente deixou de ser um empregado num zoológico de São Paulo, com salário de pouco mais de mil reais para se tornar um milionário e continua por aí desfrutando das benesses que a nova posição lhe proporciona, sem acontecer nada a ele. Os cartões corporativos continuam sendo usados para comprar desde vestido para madame até ração para animal de estimação e seus usuários não precisam nem prestar contas, em nome da segurança nacional. Afinal, então, são tantas desonestidades que acontecem, sem haver punição, por que, então, me guiarei pela ética e moral? estará se perguntando o brasileiro médio.
A degeneração da moral média dos brasileiros será uma herança tão maldita para quem suceder o pessoal do PT, que levará décadas até o Brasil retomar aquele caminho que estava trilhando antes desse pessoal chegar ao poder.
Se tivermos a infelicidadade de eleger o continuismo dessa moral que se instalou, possivelmente este século estará irremediavelmente perdido em termos de honestidade. Basta ver as mentiras mais deslavadas que a campanha da candidata do PT divulga e quando são pegos, simplesmente informam que foi a interpretação dada ao fato que o fez mentira. Mania que esse pessoal tem de jogar a culpa nos outros.
Não sei que presidente sairá das urnas em outubro. Mas, para que as próximas gerações possam trilhar um caminho indicativo de que ética e moral valem a pena, o pessoal do PT deveria ser defenestrado do poder o mais breve possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário